[ Início ]

Dezzer é muito melhor que Spotify

No último ano usei o Spotify como meu streaming de música, apesar de ser um cliente antigo do Deezer. E agora decidi voltar pro Deezer, por um motivo principal: o Spotify não consegue recomendar músicas que eu goste. A impressão que eu tenho é que o Spotify só sabe recomendar o que é popular. E ele também fica forçando gêneros de músicas que não condizem com os gostos do usuário.

Em contrapartida, o Deezer tem uma função PERFEITA: o Flow! Que ferramenta incrível. Quando tô com vontade de ouvir música, apenas boto os fones e clico naquele botão, pronto! Recebo uma seleção muito prazerosa de sons antigos e novos.

Várias das minhas bandas favoritas que escuto o tempo todo foram descobertas graças ao Flow. De forma oposta ao Spotify, a maior parte do tempo o Deezer coloca bandas pouco conhecidas na playlist. Muito devido ao meu gosto musical ser um tanto exótico (gosto muito de powermetal, metal medieval, metal sinfônico e albuns conceituais que contam uma história).

Exemplo: um grupo que o Flow do Dezzer me recomendou hoje mesmo foi "Blackbriar", uma banda de metal-alternativo holandesa com apenas 7.288 seguidores (no momento que escrevo; no Spotify são 194.368 ouvintes mensais), sendo que o álbum "The Cause of Shipwreck" tem apenas 728 fans.

E assim vou descobrindo novos grupos e bandas no Deezer. Deixo o Flow tocando... quando a música é boa, já vou na página do artista e começo a ouvir os principais albuns. Foi assim que fui montando boa parte da minha biblioteca, e foi por isso que a coleção estagnou quando migrei pro Spotify. Foi um ano de poquíssimas descobertas.